Para uma empresa entender o mercado alvo no qual vai atuar, é necessário saber qual a identidade cultural dos consumidores deste mercado. Não adquirimos nenhum produto que não seja culturalmente aceito por nós. Isso significa dizer que a nossa cultura está intimamente relacionada com o que consumimos. A identidade cultural de um povo é, em suma, a raiz de muitos comportamentos, muitas vezes afetando até mesmo a sua personalidade. Os gostos, os modos de se vestir, o que comem, o que anseiam, tudo isto está relacionado à sua cultura, por isso é necessário fazer uma pesquisa de mercado qualitativa antes de lançar qualquer produto em uma região diferente, pois um produto que funciona muito bem em uma região, pode não ser aceito em outro por motivos da variação cultural.

entender o mercado A identidade cultural como forma de entender o mercado

Foto divulgação: Estratégias de marketing e pesquisa de mercado para melhor identificar o seu público-alvo

Mas o que é identidade cultural?

Como já foi introduzido acima, a identidade cultural de um povo diz respeito à sua raiz e seu comportamento como um todo. A principal característica de um grupo de indivíduos é sua identidade cultural. O modo como um grupo de pessoas de uma determinada sociedade vai agir está ligada diretamente com a cultura local daquele povo. Aquilo em que você acredita, seus costumes, sua maneira de encarar certos fatos, sua maneira de agir, tudo que diz respeito a essência de um indivíduo ou grupo de pessoas está intimamente ligado a identidade cultural destas mesmas.

É por isso que quando uma empresa vai apresentar um produto novo a um determinado grupo de consumidores, é preciso conhecer exatamente como se dá o comportamento destes, pois assim será possível medir se este produto ou serviço será aceito ou não.

Como acontece esta pesquisa para entender o mercado com base na cultura?

Sempre que uma empresa toma a decisão estratégica de entrar em um novo mercado, ela faz uma pesquisa para saber como entende-lo. Aqui muitas empresas falham, pois fazem uma pesquisa intimamente quantitativa, se preocupando com números apenas e esquecem o fator emocional (cultural). Quando uma empresa oferece um produto ou serviço, é necessário saber se os consumidores serão afetados positiva ou negativamente.

Exemplo de problema relacionado à identidade cultural

Imagine que um grupo de empresários de uma churrascaria de São Paulo queira abrir novas cadeias de churrascarias em outro estado. Para tanto, fazem uma pesquisa de mercado e descobrem que o Rio Grande do Sul é um mercado em potencial, pois consomem muita carne. Mas ao escolher o local onde implantar, não percebem que o povo local é formado em maioria por indianos – povo que considera a vaca um animal sagrado. Por não terem previsto este fator emocional/cultural na sua pesquisa de mercado, certamente irão falir naquele local e seu produto ali naquela região será inviável. Sendo que um erro destes poderia ocasionar a destruição do negócio local, mas também a destruição da imagem do grupo de empresários como um todo.

Por estes e outros motivos é que o fator cultural é de suma importância na hora de oferecer um produto ou serviço para o mercado que vai consumi-lo. Por conta disso a pesquisa de mercado precisa focar em ser não só quantitativa, mas também qualitativa. Até a próxima.

Comentários