Limpeza em geral, não é a atividade favorita de ninguém, mas é muito menos divertido quando você está gastando seu suado dinheiro em produtos específicos para cada canto da sua casa. Você pode, entretanto, efetivamente limpar a sua casa com produtos caseiros, com coisas que provavelmente você já tem. Aqui estão dicas de como fazê-lo. Este artigo é dividido por cômodos, mas como muitos ambientes têm semelhanças você vai descobrir, por exemplo, que uma dica para a sala também é muito útil para o quarto. Isso é mencionado quando relevante, mas certifique-se de ler sobre espaços semelhantes se você está procurando mais opções do que uma determinada seção fornece. Confira abaixo como limpar todos os cômodos da sua casa com produtos caseiros:

os melhores truques para limpar a sua casa  Aprenda a limpar a casa com produtos caseiros   Truques & Dicas

Dicas e truques caseiros para limpar a sua casa!

Cozinha

marido limpando a casa1  Aprenda a limpar a casa com produtos caseiros   Truques & Dicas Bicarbonato de sódio pode remover manchas de xícaras de café. O vinagre branco pode limpar e fazer brilhar copos nublados pelo excesso de lavagem em máquinas lava louças. O suco de limão acaba com as manchas no tupperware. Se o problema é panela enferrujada, tudo que você precisa é de uma batata. Se as suas pratas precisam de uma boa polida, tente uma casca de banana. Por outro lado, a farinha é ótima para polir aço inox. Para as geladeiras fedidas, coloque pedaços de carvão.

Se o seu micro-ondas está nojento, a limpeza a vapor com vinagre branco é uma das maneiras mais fáceis de resolver o problema. Você também deve tomar medidas preventivas para evitar o derramamento futuro. Um filtro de café úmido, duas tigelas, ou até mesmo uma touca de banho pode ajudar a reduzir lambança potencial.

As ventoinhas do ventilador de teto ficam bastante empoeiradas. Se você tem este problema, pode limpá-las em segundos com uma fronha velha.

Sala de estar

A sala de estar é um centro para todos os tipos de bagunça, pois ele tende a ser um pouco de uma ‘sala para todos os fins da casa’. As pessoas vão lá para relaxar, as crianças vão jogar, os animais também, e todo o tipo de limpeza é necessário. Talvez alguém se esqueça de usar um coaster e você vai acabar com uma mancha de refrigerante pegajoso na sua mesa. A vodca pode fazer você se livrar dela rapidamente.

Se essa mancha estiver em seu tapete, uma solução de vinagre e um ferro de passar roupas resolvem. Creme de barbear pode ajudar também. Falando de tapete, quando você meche nos móveis é provável que fiquem ricos que são fáceis de corrigir com um cubo de gelo.

Se a sala está ficando um pouco malcheirosa, use e abuse dos perfumes para ambientes. Existem centenas de sites com receitinhas caseiras bem fáceis desses perfumes.

Se você tem um cão ou um gato, pelos de animais tendem a se acumular em salas de estar acarpetadas, sem contar que a maioria dos animais de estimação amam nossos sofás e poltronas. Você pode simplesmente pegar um par de chinelos de borracha ou luvas de borracha, molhá-los, e então retirar todos os pelos de animais com muito pouco esforço.

Escritório

Um escritório em casa pode ser limpo como qualquer outro cômodo, mas é provável que tenha um computador e alguns outros itens que podem precisar de algumas dicas específicas. Vamos começar com o teclado, que é o destinatário de muitos meses de sujeira de suas mãos e de outras fontes. Você pode limpá-lo facilmente com uma escova de dentes e alguns outros itens comuns: Secadores de cabelos, fitas adesivas e pincéis de mascara para os cílios. Massinhas de modelar também são excelentes para retirar resíduos do teclado, tanto do seu desktop quanto do seu notebook. Monitores também são bem fáceis de limpar com um simples filtro de café. Se você não tem um desses, um pano úmido que não solte fiapos ou papel também funciona muito bem.

Se o maior problema do seu escritório é organização (ou falta dela), a boa dica é praticar o desapego: limpe o espaço jogando coisas fora.

Banheiro

Se você provavelmente fica ansioso toda a semana para ajoelhar e esfregar o banheiro, anime-se: As peças de louça respondem muito bem ao agente de limpeza das pastilhas para dentadura. Aqui está uma solução que faz o trabalho num piscar de olhos. Ponha uma pastilha no vaso sanitário. Espere cerca de 20 minutos e dê a descarga.

Limpe os vidros com um pano úmido e em seguida um pano seco. Para tirar manchas dos espelhos, misture uma xícara de vinagre em 3,5 litros de água, aplique em uma esponja e passe diretamente. Em seguida, lustre os vidros com um pano ou papel toalha. Outra dica é mergulhar uma folha de jornal amassada no vinagre e passar no espelho, depois limpe com outro jornal e em seguida passe um pano limpo e seco.

Quarto

Limpar o quarto é o mesmo que limpar qualquer outro ambiente da casa, com a exceção da sua cama e seus lençóis. Você realmente não precisa de muita coisa para manter o quarto em ordem, mas existem alguns artifícios que você pode empregar para manter tudo arrumado sem muito esforço. Primeiro de tudo, se o chão está repleto de roupa usada você deve considerar a ideia de manter um cesto próprio para isso. Alternativamente, você também pode usar um charmoso ‘mancebo’ (se você tiver um por aí). Aprenda a ajeitar a cama como os militares: Tudo o que você precisa é fazer a sua cama enquanto ainda está nela. Alfinetes ajudam a prender o lençol no colchão evitando que ele ‘desapareça’ durante o sono. Por fim, dobres lençóis e cobertores extras corretamente para que você se sinta tranquilo e confortável quando chegar em casa.

Lavanderia

marido arrumando a casa  Aprenda a limpar a casa com produtos caseiros   Truques & Dicas Não existem produtos para o lar que vão substituir a conveniência de uma máquina de lavar e secar roupa, mas existem alguns truques para fazer com as suas roupas com algumas coisas que você tem em sua casa. A maneira mais eficaz de tirar as manchas de gordura difíceis é com Coca Cola. Creme de barbear funciona também. Uma pitada de sal pode manter as cores das suas roupas mais vibrantes. Importante: não se esqueça de manter o controle das meias. É tão irritante não conseguir formar os pares certos!

Se você prefere lavar suas roupas da moda antiga, uma barra de sabão e uma esponja de borracha pode tornar o processo relativamente simples. Adicionar um pouco de vinagre deixa roupas secas mais suaves.

Você também pode simplesmente colocar água, um pouco de detergente e suas roupas sujas em um balde de cinco litros e deixar esse balde no porta malas do seu carro por algum tempo. (Este truque é melhor se estiver voltando de uma viagem, mas se você tem um longo trajeto de ida e volta ao trabalho, pode ser útil também).

Como este post demonstra, na verdade você não precisa comprar um monte de produtos de limpeza sendo que você já tem versões básicas deles bem  aí na sua casa.

Curta o Blog

Comentários