Cartão do SUS- muitas vezes deixamos de marcar exames e consultas médicas por não possuir o Cartão do Sistema Único de Saúde. Por estes e por outros motivos, este artigo  informará você os procedimentos a serem seguidos para obter o cartão do SUS.

O que é?

Documento emitido para facilitar o acesso ao atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e armazenar dados como: quando e onde o paciente foi atendido, que serviços foram prestados, qual profissional lhe atendeu e detalhes sobre os procedimentos.

Quem pode ter?

Todo e qualquer cidadão independente da idade.

Onde faço?

O cartão é feito em hospitais, clínicas e postos de saúde ou lugares indicados pela secretaria municipal de saúde da sua cidade. Você precisará apresentar o RG, o CPF, e a certidão de nascimento ou de casamento. O Cartão do SUS facilita o agendamento de consultas e exames e garante o direito de pegar medicamentos gratuitos.

Quanto Custa?

O Cartão do SUS é inteiramente gratuito.

A família inteira pode ter?

Sim. Todos os cidadãos independentemente da idade.

Qual a importância do cartão?
O intuito do cartão é organizar o histórico do paciente. Armazenar dados sobre o atendimento na hora da consulta facilitando assim, a comunicação entre os diversos serviços de saúde. Outro ponto importante é fornecer informações sobre um paciente usuário do SUS em qualquer ponto do país.

 Cartão do SUS   Sistema único de Saúde

É muito fácil obter o cartão do SUS, então se você ainda não tem, vá a algumas unidade de saúde pública e peça já o seu!

 

Curta o Blog

Comentários