Para ajudar as famílias com renda mais baixa foi criado o programa CNH Popular, com isso as famílias conseguem adquirir a primeira Carteira Nacional de Habilitação totalmente gratuita. Assim é possível legalizar o maior número de pessoas e tirá-las da ilegalidade já que não possuem a carteira de motorista por causa das condições financeiras. Os estados que participam do projeto é Pernambuco, Ceará, Espirito Santo e Rio Grande do Norte.

Onde e como fazer CNH popular gratuita

carteira de motorista gratis 1 Carteira Nacional de Habilitação Gratuita   CNH Popular

Programa DETRAN CNH Popular

Em algumas partes do país é possível ver as dificuldades financeiras que a população tem, uma parte dos brasileiros apenas conseguem suprir as necessidades básicas mas não tem condições de pagar para ter uma carteira de motorista e por isso acaba dirigindo sem a habilitação. A CNH é uma forma de comprovar que o motorista está capacitado para dirigir nas ruas e estradas do país, afinal o motorista passará por uma preparação antes de ter a CNH em mãos.

Quanto custa para tirar carteira de motorista?

No Brasil o motorista desembolsa entre R$ 400 e R$ 800 para aprender a conduzir o carro com segurança e também aprende sobre as leis do nosso transito. O valor varia de acordo com o tipo da habilitação e também de acordo com a forma de pagamento escolhida. Por ser um valor considerado auto para a população mais desfavorecida do país alguns estados criaram o programa CNH Popular, assim o estado arca com todos os custos cobrados para que o motorista tire a carta.

CNH Popular no Ceará: Em 2008 o programa começou a beneficiar os cearenses de baixa renda que já participavam de algum programa governamental, que estão desempregados, alunos da rede de ensino público ou que ganham no máximo dois salários mínimos. Acesse http://www.ceara.gov.br/?secretaria=DETRAN&endereco=http://portal.detran.ce.gov.br/index.php/carteira-de-motorista-popular para saber mais.

CNH Popular no Rio Grande do Sul (gratuita): O programa começou em 2011 para beneficiar várias famílias com renda baixa, pois q quantidade de carteiras de motoristas emitidas no estado é muito inferior ao número de veículos que circulam por Rio Grande do Sul. Acesse http://www.detran.rn.gov.br/noticias.asp?qsIdNoticia=683 para saber mais.

CNH popular no Espírito Santo (gratuita): Destinado aos desempregados a mais de 2 anos ou pessoas que ganhe no máximo dois salários mínimos, também é beneficiado pessoas que estão e, algum programa do governo. Acesse http://www.cnhsocial.es.gov.br/apresentacao/ e saiba mais.

CNH popular em Pernambuco (gratuita): Beneficia famílias de baixa renda. Acesse http://www.detran.pe.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2308&Itemid=312 e saiba mais.

Comentários