Limpar o colchão da cama é uma algo meio complicada de fazer em casa, porque se  molhar e não secar bem com certeza ocasionara fungos e cheiro de mofo em muitos casos até mesmo perda total do colchão. Na verdade o melhor mesmo é evitar sujá-los para isso estão as capas acolchoadas , antibacterianas ou emborrachadas..  Dessa maneira você pode evitar e muito sujar ou manchar seu colchão. Porém, se ainda assim seu colchão sujou ou manchou. Se mesmo assim seu colchão sujou ou manchou hoje falaremos de como limpar um colchão e mantê-los em bom estado por muito mais tempo!

 Como Limpar o Colchão em Casa

Antes de falar em como limpar o colchão primeiro lembramos um simples passo que é importante para evitar a proliferação de ácaros e bactérias: virar seu colchão uma ou duas vezes ao mês. Vire o lado do colchão, e também inverta a posição da cabeceira com a parte que ficou nos pés. Ademais aumenta a durabilidade do colchão e evitar a má postura durante o sono.

Como manter um colchão limpo e livre de bactérias por mais tempo, tomem nota das seguintes dicas de como limpar colchões?

Tirar o mal cheiro do colchão “Cheiro de Mofo”

Em um dia seco e ensolarado, repouse o colchão no sol “exponha-lo fartamente ao sol um dia de um lado e outro dia do outro lado”.

Receita caseira para limpar o colchão em casa

Inverta em um balde de plástico:

  • 3 copos de vinagre
  • 1 copo de álcool
  • 3 colheres de amaciante de roupas
  • 1 colher de bicarbonato de sódio
  • 1 toalha pequena ou um trapo

Misture o vinagre, o álcool, o amaciante e o bicarbonato. Molhe levemente o trapo nessa mistura e passe cuidadosamente sobre todo o colchão “sem molhar muito o colchão”. Quando terminar a limpeza, deixe o colchão secar ao sol.

 Como combater o ácaro do colchão

O bom seria usar produtos (Solução acaricida/fungicida) que se encontra em supermercados ou farmácias, tais como: FunBac,  Lysoforme Spray (Lysol) ou Lysoclin Spray, custam mais ou menos uns R$ 30,00 a unidade, esses tipos de produtos tem um principio ativo que mata os ácaros. Como usar: Retire toda a roupa de cama e pulverize o colchão  por todos os lados ate nas laterais. Cuidado para não encharcar o colchão. Deixe secar, por algumas horas, de preferência abaixo do sol ou em um lugar bem ventilado, um ventilador pode acelerar o processo. Depois de seco passe uma aspiradora no colchão.

Veja também: Como Limpar Travesseiros 

Se você não tem tempo ou ate mesmo não quer fazer todo esse trabalho, existem empresas de limpeza especializadas: que limpam estofados, cortinas, colchas, e tudo aquilo que você não pode colocar na máquina de lavar. No site guiamais.com.br você pode encontrar Lavanderias que limpam colchões da sua cidade. Telefone e endereços de Lavanderias no Brasil , limpeza á seco de estofados, colchões, tapeçaria residencial. Esse tipo de limpeza profissional é a única solução para colchões sujos de xixi ou coco.

Comentários