Reformar móveis usados - esta é uma ideia muito boa, mas, precisamos seguir alguns passos pra fazermos isso com eficácia! Uma das coisas que mais sofremos as vezes, é pra retirar a tinta velha de um móvel antigo, especialmente se ele já foi pintado várias vezes. Então, se atente às dicas de como remover a tinta antiga da madeira: 

Remova a tinta antiga. Isso permite que a tinta fresca fixe melhor e a repintura da madeira pareça mais natural e bonita. Ao longo do tempo, as camadas de tintas são acumuladas no revestimento de madeira deixando-as com aspecto feio e desbotado, então, a melhor forma de restaurar a madeira é retirar totalmente a tinta velha para revelar a madeira original. Veja algumas maneiras de remover a tinta velha:

madeira pintada com tinta antiga Como remover tinta antiga da madeira?

Foto divulgação: Como tirar a tinta velha da madeira.

Com uma pistola de calor:

  • Forre o chão por baixo do móvel e use uma mascara para evitar a inalação de poeiras de tintas.
  • Use um ventilador para espalhar o ar frio e expulsar os gases se a remoção da tinta é realizada em uma área fechada.
  • Ligue a pistola de calor em uma tomada e siga as instruções do fabricante para uma operação segura.
  • Manter a ponta da pistola de calor nadistância recomendada da superfície da madeira pintada permitindo assim, que o calor amoleça a tinta velha.

Com a espátula:

Raspe toda a tinta da madeira com o auxílio de uma espátula e aplique um pouco de removedor de tinta com uma escova para facilitar a remoção. Use sempre um óculos de segurança e luvas!  Depois de remover toda a tinta, pincele um protetor de madeiras no móvel e cubra com a tinta de sua preferência.

Curta o Blog

Comentários