O fermento “pó Royal” é utilizado em inúmeras receitas caseiras ideal para preparar bolos e biscoitos, diferente do fermento biológico que é altamente espesso o Pó Royal é mais leve sendo assim apropriado para receitas caseiras, com ele podemos conseguir uma receita bonita e macio, de digestão fácil e sabor agradável. No entanto esse indispensável produto pode ser substituído por outra substancia.

po royal antigo Como substituir o Pó Royal em Receitas

Essa latinha de “Pó Royal” antiga

Praticamente o Pó Royal funciona da seguinte forma, com a estimulação do calor e/ou umidade, produz desprendimento gasoso capaz de expandir massas elaboradas com farinhas, amidos ou féculas, aumentando-lhes o volume e a porosidade.

Desde os tempos da vovó já sabíamos que o pó Royal é a única formula magica para fazer bolos, biscoitos, omeletes etc… mas não é bem assim, podemos substituir o fermento em pó por outra substancia também muito conhecida “o bicarbonato” mas para conseguir um resultado igual ao do fermento “pó royal” devemos fazer uma composição com 3 ingredientes que são os seguintes:

  • 1/2 parte de crémor tártaro
  • 1/4 parte de bicarbonato de sódio
  •  1/4 parte  Maizena (amido de milho)
Ha quem disse que só o bicarbonato de sódio sozinho já substitui o fermento “Pó Royal”. Já o fermento em pó não é capaz de substituir o bicarbonato.

Outras funções do pó Royal que muita gente não conhece

  1. Para limpar vegetais e frutas, com uma colher de bicarbonato para cada litro de água. Deixe os alimentos repousar por alguns minutos, e depois lave normalmente.
  2. Para  tirar o cheiro de alho, cebola, peixe, camarão etc… lave suas mãos com bicarbonato e esfregue bem.
  3. Quando escaldar um frango, adicione uma colher de bicarbonato a água quente. As penas saem mais facilmente e a carne se torna mais limpa e clara.
  4. Para reduzir os gases causados pelo consumo de feijão, adicione bicarbonato quando deixá-los de molho antes de cozinhar.
Mais curiosidades sobre o Pó Royal aqui.
Fonte: hoshi.com.br
Curta o Blog

Comentários