O relógio para muitas pessoas é  como um companheiro indispensável e útil. O problema é que quando  levamos o relógio em todos os momentos ele está sujeito a sofrer alguns problemas, como por exemplo a exposição a mudanças bruscas de temperatura e isso acaba ocasionando condensação no mostruário do relógio e até pode entrar uma quantia de humidade suficiente para comprometer o funcionamento normal do relógio.

Estes problemas ocorrem porque a vedação da tampa pode estar desgastada ou mesmo ressecada, deixando assim o relógio semi exposto a ambientes úmidos e/ou facilitando a entrada de água.

Neste artigo, damos algumas dicas de como secar por dentro e desembaçar o vidro do relógio.  Vale lembrar que se o seu relógio é aprova d’água, você tem todo o direito de levá-lo à uma assistência técnica autorizada para resolver o problema. Se não for este o seu caso siga as instruções abaixo com muito cuidado e paciência, para não danificar o relógio.

Primeiramente confira abaixo qual método você vai escolher para secar o relógio e deixe os itens necessários preparados.

Feito isso o primeiro passo é abrir a tampa traseira do relógio mas lembre-se depois de fazer o processo escolhido, ao montá-lo novamente, confira se a vedação (borracha da tampa) está devidamente encaixada, para evitar futuros problemas.

Tirar Agua de dentro do Relógio  Como tirar água do relógio e desembaçar o vidro

Com a velocidade mais baixa, seque com secador de cabelo direcionado o sopro a parte traseira do relógio, antes de fecha-lo comprove se a vedação da tampa está devidamente encaixada.

Como secar um relógio por dentro  Como tirar água do relógio e desembaçar o vidro

Se o problema for apenas pequenas gotas ou um leve embasamento no vidro do relógio, escolha o método mais simples. Que é abrir a tampa e deixar o relógio sobre uma toalha ou qualquer tipo de pano que seja absorvente, logo deixe repousando sobre o sol ou debaixo de um abajur (com a lâmpada acesa) por 15 minutos.

Como desembaçar o vidro do relógio  Como tirar água do relógio e desembaçar o vidro

Dicas extras:

  • Depois de secar totalmente o relógio por dentro, vá até um relojoeiro e peça para trocar a vedação do relógio, isso pode ser a solução definitiva. 
  • Truque caseiro anti-embassante para o vidro do relógio é o sabão de côco. Com a ajuda de um cotonete limpe o mostrador com um pouco de sabão de côco e depois remova todo o excesso de sabão com cotonetes limpos. 

Se você conhece algum outro truque e para desembaçar e secar os relógios, compartilhe nos comentários com a gente! 

Comentários