A gengiva inchada e ou sangrando é um sintoma claro de gengivite, uma doença que causa inflamação e infecção das gengivas, podendo até chegar aos ligamentos periodontais e os ossos. As doença surge quando há uma certa má higiene bucal, o que ajuda na acumulação de bactérias nas gengivas. Se não tratada a gengivite pode piorar e trazer outras doenças bucais. No entanto, é fácil reverter a situação e curar a gengivite facilmente.

Se o seu caso parece ser mais grave recomendo que procure ajuda a um profissional (especialista periodontista) para aplicar um tratamento adequado, já se o problema surgiu recentemente e você tem um leve sangramento quando preciosa a gengiva, inchaço, desconforto e vermelhidão. Então confira abaixo remédios caseiros que se aplicados regularmente e acompanhados de uma higienização oral correta, com certeza você vai conseguir curar o sangramento e inchaço das gengivas, em casa!

Dicas caseiras para tratar a gengivite

gengivite Remédio caseiro para curar gengivite

Misture uma pitada de sal com água morna e enxaguar a boca duas vezes por dia para ajudar a aumentar a circulação de sangue nas gengivas e reduzir o inchaço, Repita esse processo 3 vezes ao dia para curar as gengivas inchadas.

Use uma mistura de metade água e metade água oxigenada, e faça enxágue bucal durante 30 segundos. Certifique-se de cuspir toda a mistura. Cuidado para não ingerir essa solução, a agua oxigenada se ingerida pode fazer mal.

Coloque o dedo indicador na parte externa (frontal) das gengivas e polegar para dentro, e depois massageie suavemente. Passe pelo menos 5 minutos massageando, isso vai ajudar na circulação do sangue.

Sempre que escovar os dentes, escove também as gengivas. Alias esse procedimento deve ser aplicado até mesmo se as gengivas estão saudáveis. Ou seja assim como os dentes, a gengiva e a língua deve ser higienizadas sempre. Embora a gengiva deva ser escovada suavemente. E use o fio dental diariamente, principalmente antes de dormir.

Coloque duas colheres de chá de bicarbonato de sódio num copo americano com agua morna para fazer um enxágue bucal logo após escovar os dentes.

Outra alternativa é colocar com os dedos, pequenas quantidades de bicarbonato de sódio sobre a gengiva e em seguida, escovar os dentes normalmente. O bicarbonato neutraliza as bactérias e ajuda a evitar a formação de placa.

Molhe um pedacinho de algodão com água oxigenada e em seguida esfregue suavemente sobre a gengiva. A água oxigenada ajuda a eliminar as bactérias

alimentação:

Alem da higiene oral, também há maneiras de tratar a gengivite através da alimentação, todos os alimentos ricos em vitamina C e em vitaminas do complexo B, são fortes aliados para sarar a gengivite.

Comentários