Os principais sinais e sintomas da sinovite popularmente conhecida como“água no joelho” é a inflamação que causa inchaço, dor, vermelhidão e calor nos joelhos provenientes de um acumulo excessivo de fluido sinovial nas articulações. Seu tratamento pode ser feito com fisioterapia, repouso, medicamentos e dependendo do caso, cirurgia.

O fluido sinovial está presente na maioria das articulações do corpo, sendo habitual em até em uma certa quantidade de liquido. Sua função mais importante é a de manter as articulações meramente lubrificadas, evitando, assim, fricção excessiva entre as diferentes extremidades ósseas.

Quais são as causas de “água no joelho”?

sintomas da sinovite Sinais e Sintomas de Água no Joelho

O que acontece é que diante um traumatismo como (pancadas, torções etc.) ou esforço repetitivo, o mecanismo normal de produção e absorção do fluido sinovial passa a ser mais abundante e  geralmente não é suficientemente reabsorvido naturalmente. Sendo assim o fluido se acumula entre os espaços das articulações. A quantidade de líquido excessiva nas juntas faz com que as mesmas se separem de suas posições normais. Além dos sinais visíveis como o inchaço o paciente pode sentir uma sensação de instabilidade.

Assim como os atletas profissionais ou amadores são os que mais sofrem de “agua no joelho” qualquer outra pessoa pode sofrer do mesmo se ocasionado por uma queda ou golpe.

Agua no joelho, como tratar?

O tratamento da sinovite vai depender da gravidade e de sua causa. Para diagnosticar melhor, o médico pode retirar uma amostra da “água” no seu joelho utilizando uma seringa com agulha apropriadas para isso e examiná-la em laboratório.

O tratamento em si é dado com receitas medicas de antiinflamatórios, fisioterapia e corticosteróides (oral ou injetável) assim como também repouso e fisioterapia. já em alguns casos o médico pode fazer uma retirada do excesso de líquido intra-articular de corticoides ou de outras medicações de ação local através de uma punção. Nos casos mais graves o paciente será submetido a uma cirurgia, chamada de artroscopia.

Comentários